OS BIOMAS BRASILEIROS

Biomas Brasileiros
Biomas Brasileiros

 BIOMAS BRASILEIROS

 

⬛ DEFINIÇÃO:

🟦 Segundo o IBGE, Bioma é: “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.”

🟦 Em outras palavras, Biomas são regiões que abrigam grandes Ecossistemas formados por seres vivos que possuem diversas características em comum. É importante salientar que há divergências sobre quem criou o termo, alguns autores afirmam que foi Shelford, enquanto outros citam Clements como o responsável. Para facilitar sua compreensão, construímos um mapa mental para sua melhor absorção do conceito que segue no tópico abaixo.

⬛ MAPA MENTAL
🟧 BIO = VIDA
🟧 OMA = GRUPO

⬛ BIOMAS:

🟦 O Brasil possui 6 (seis) Biomas, são eles:

– Amazônia;
– Cerrado;
– Pampas ou Campos Sulinos;
– Mata Atlântica;
– Pantanal;
– Caatinga (exclusivamente encontrado no território brasileiro).

⬛ 1. AMAZÔNIA:

🟦 Ela compreende a Floresta Amazônica que recobre o espaço de 9 (nove) países, porém sua maior porção está situada em nosso Brasil. É o maior dos biomas brasileiros, pois ocupa 40% do território nacional. Além disso, vários estudiosos apontam que a Amazônia abriga, aproximadamente, a metade de todas as espécies do planeta.

🟦 Os principais representantes de sua fauna são a onça-pintada, o boto-cor-de-rosa, a capivara, vários tipos de cobras, dentre outros animais. A sua flora é composta por quase 30 mil espécies, destaque para vitória-régia. A sua vegetação em um âmbito geral divide-se em:

– Matas de Terra Firme: não são inundadas porque estão localizadas em áreas mais elevadas.
– Matas de Várzea: são áreas inundadas em determinadas épocas do ano.
– Matas de Igapó: estão inundadas durante quase todo o ano porque se localizam em terrenos mais baixos.

Amazônia
Amazônia

⬛ 2. CERRADO:

🟦 O Cerrado é considerado o segundo maior Bioma, não apenas de nossa nação, mas da América Latina. Fique atento, pois também é conhecido como “Savana Brasileira”. Ele se caracteriza por apresentar diversas Fitofisionomias porque faz interseção com todos os demais Biomas Brasileiros com exceção dos Campos Sulinos. Assim, ele faz divisa com: Pantanal, Caatinga, Amazônia e Mata Atlântica.

🟦 Possui uma grande Biodiversidade, uma vez que, segundo os últimos estudos, cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os estudiosos estimam que sua flora é dona de cerca de dez mil espécies de vegetais. Sua vegetação apresenta formações:

– Florestais (com árvores de grande porte);
– Campestres (com plantas de pequeno e médio porte).

🟦 Ou seja, contém em seu espaço plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e herbáceo. Além das árvores de troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, existem também cactos e orquídeas no Cerrado.

Cerrado
Cerrado

⬛ 3. CAATINGA:

🟦 A Caatinga é um Bioma exclusivamente brasileiro,  e ocupa cerca de 11% do território nacional. Ela recobre grande parte da Região Nordeste e uma porção do norte de Minas Gerais. Seu nome possui origem indígena e significa “floresta ou mata branca”, isso porque, durante a estação seca, essa vegetação perde as suas folhas verdes. É considerado o bioma mais seco do país uma vez que está situado em localidades que apresentam baixos índices pluviométricos,

🟦 Sua vegetação tem como características plantas suculentas (recebem esse nome porque possuem capacidade de armazenamento de água em seu corpo) e cheias de espinhos (que diminuem o processo de Evapotranspiração), adaptações ao clima seco da região. Vale destacar que a maioria das suas espécies é Endêmica (porque ocorre somente numa determinada área). As espécies predominantes da sua flora são sobretudo, mandacaru, juazeiro, umbu, xique xique, entre outras.

🟦 A flora varia de acordo com características locais, como índice de chuvas e particularidades do solo (estando situadas em solos predominantemente pedregosos, inférteis e secos). A sua fauna é rica em biodiversidade e conta com cerca de 178 mamíferos, 591 aves, 177 espécies de répteis, 79 anfíbios, 241 peixes e 221 espécies de abelhas, segundo a última catalogação dos especialistas.

🟦 Este Bioma apresenta características, em sua vegetação, bastante específicas, como queda das folhas durante o período de seca (assim evitam a perda excessiva de água). Geralmente, as árvores são baixas e tortuosas, e a paisagem é composta por arbustos e cactos. Entre as principais características está o xeromorfismo, ou seja, adaptação das plantas para sobreviver em regiões com pouca disponibilidade de água e clima seco. Assim, as raízes deste tipo de vegetação, geralmente, cobrem o solo com raízes profundas para conseguirem captar o maior volume de H2O possível, nos lençóis freáticos.

Caatinga
Caatinga

⬛ 4. MATA ATLÂNTICA:

🟦 A Mata Atlântica ocupa 13% do território nacional e localiza-se na região litorânea ou costeira, se estendendo dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul fazendo divisa com o Oceano Atlântico. Este Bioma é composto por variados Ecossistemas florestais e possui uma biodiversidade similar a da Amazônia. Atualmente ele possui menos de 10% da mata nativa ou após a catalogação inicial.

🟦 Quanto à sua fauna, é uma das áreas mais ricas em Biodiversidade do mundo, pois, semelhantes à da Amazônia e segundo fontes oficiais, conta com aproximadamente 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes. Os mamíferos desse bioma, cerca de 39%, são endêmicos (característicos da própria região). Destaque para: micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, dentre outros. Alguns autores afirmam que existem cerca de 20 mil espécies de plantas na Mata Atlântica, número superior ao de toda a Europa, por exemplo.

🟦 Enquanto a flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região, cerca de 55% das espécies arbóreas e 40% das espécies não herbáceas e arbustivas são endêmicas, existindo apenas nesse bioma. Considerada uma das florestas detentoras de uma das maiores Biodiversidade do planeta, além de contar com o recorde de plantas lenhosas.

Mata Atlântica
Mata Atlântica

⬛ 5. PANTANAL:

🟦 O Pantanal é um dos menores biomas brasileiros (cobrindo apenas 2% da área espacial brasileira), presente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É conhecido como a maior planície alagada do mundo. Ele sofre grande influência da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica.

🟦 A sua fauna apresenta uma característica singular, pois espécies de outros Biomas que se encontram ameaçadas aglomeram-se em seu território. Com base em dados oficiais sua fauna apresenta 132 espécies de mamíferos, 463 de aves, 113 de répteis, 41 de anfíbios e 263 de peixes. Destaque para: o tuiuiú, o cervo-do-pantanal, a arara-azul, o jacaré-do-pantanal, dentre vários animais.

🟦 Possuindo uma flora que conta com cerca de 2 mil espécies de plantas, segundo a Embrapa, e muitas delas possuem fins medicinais. A maioria destas plantas são provenientes de outros Biomas, tendo, por isso, raras espécies endêmicas, como a vitória-régia, o aguapé, a orquídea, a palmeira, etc.

 

Pantanal
Pantanal

⬛ 6. PAMPAS:

🟦 O Bioma Pampa, conhecido também como Campos Sulinos, é responsável por apenas cerca de 2% do território brasileiro e abriga a área do estado do Rio Grande do Sul. O seu nome, “pampa”, tem origem indígena e significa região plana. A paisagem deste Bioma é composta, em sua imensa maioria, por campos nativos. Os Campos Sulinos apresentam grande Biodiversidade.

🟦 Os Pampas, no que se refere a vegetação caracteriza-se, principalmente,  por uma vegetação herbácea e arbustiva, contando com, aproximadamente, 3 mil espécies vegetais, com predominância de gramíneas, dono de cerca de 450 espécies. Nele são encontrados espécies de leguminosas e cactáceas. Assim, podemos destacar plantas como: capim-forquilha, grama-tapete, babosa-do-campo, trevo-nativo, amendoim-nativo, etc.

🟦 Os Campos Sulinos detém uma fauna diversificada pois conta com aproximadamente 500 espécies de aves, 100 espécies de mamíferos e uma grande variedade de insetos, o que contribui para a existência de um significativa variedade de aves, das quais,  40% destas espécies são endêmicas. Os principais representantes da fauna são animais, como: ema, perdiz, pica-pau, joão-de-barro, veado-campeiro, preá, entre outros.

Pampas
Pampas

⬛ PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS BIOMAS BRASILEIROS:

🟦 Todos os Biomas Brasileiros sofrem problemas ambientais. Assim, para facilitar seu estudo, esquematizamos os principais impactos ambientais e ameaças correlacionando com cada um dos seis Biomas:

🟧 AMAZÔNIA: Desmatamento, queimadas e agropecuária.
🟧 CERRADO: Agropecuária e urbanização.
🟧 MATA ATLÂNTICA: Urbanização e desmatamento.
🟧 CAATINGA: Condições climáticas, urbanização e agropecuária.
🟧 PAMPAS: Agropecuária.
🟧 PANTANAL: Urbanização, agropecuária e poluição.

 

⬛ Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.

2 thoughts on “OS BIOMAS BRASILEIROS”

  1. Pingback: PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS: - Estudante Nota 10

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top