O QUE SÃO BACTÉRIAS?

Bactérias
Bactérias

⬛ O QUE SÃO BACTÉRIAS?

🟦 Bactérias são organismos microscópicos de estrutura muito simples, pertencentes ao Reino ou Domínio Bactéria. Lembradas principalmente por causarem doenças aos seres humanos e outros seres vivos, esses organismos desempenham importante papel para a sociedade e para o meio ambiente.

⬛ CARACTERÍSTICAS GERAIS:

🟦 Todas as bactérias são unicelulares pois são formadas por uma única célula, e procariontes, ou seja, não tem núcleo organizado (em virtude da ausência da membrana nuclear – chamada carioteca), nem organelas membranosas, sendo que a única organela encontrada nas células procarióticas é o Ribossomo. Menores do que as células eucariontes, as bactérias podem viver isoladas ou formar colônias.

⬛ ESTRUTURA DAS BACTÉRIAS

🟦 Como as bactérias são seres procariontes, o material genético (DNA – ácido desoxirribonucleico) se localiza em uma região do citoplasma que não é delimitada por membrana, chamada nucleóide. O DNA bacteriano é circular e menor que o DNA da célula eucariótica, mas além do DNA genômico, as bactérias costumam apresentam DNA complementar na forma de plasmídeos, que se replicam independentemente.

🟦 As células bacterianas apresentam membrana celular que delimita o citoplasma, e externamente à membrana plasmática, a maioria das bactérias apresentam uma parede celular, que confere certa rigidez à célula, protegendo-a, além de atuar no controle osmótico.

🟦 Algumas possuem projeções além da parede celular, que são relacionadas ao transporte e locomoção desses organismos:

– Flagelos: longo filamento proteico capaz de girar, permitindo a movimentação da célula.
– Fimbrias: fibras proteicas curtas, que auxiliam na adesão da célula em superfícies e na movimentação celular.
– Pili: estruturas maiores que as fimbrias e que desempenham funções específicas, como troca de material genético (plasmídeos) entre bactérias.

Estrutura da célula bacteriana
Estrutura da célula bacteriana

⬛ FORMAS DAS BACTÉRIAS:

🟦 As bactérias podem ser classificadas quanto ao formato celular que possuem e quanto ao formato apresentado pelas colônias (aglomerados bacterianos). Em relação a forma, são:

– Cocos: forma esférica.
– Bacilos: forma de bastonete.
– Vibrião: forma de vírgula;
– Espirilos: forma de espiral.

🟦 Quanto à agregação bacteriana, apenas bacilos e cocos formam diferentes colônias:

– Diplococo: pares de cocos agrupados. Exemplo: Streptococcus pneumoniae (responsável pela pneumonia, podem se apresentar na forma de estreptococos);

– Estreptococos: cocos agrupados formando algo semelhante a um “colar”. Exemplo: Streptococcus pyogenes (responsável por doenças como a faringite bacteriana);

– Estafilococos: cocos agrupados de forma desorganizada, semelhantes a cachos. Exemplo: Staphylococcus aureus (responsável por vários tipos de infecções);

– Sarcina: cocos agrupados de forma cúbica, formado por 4 ou 8 cocos simetricamente emparelhados. Exemplo: Sarcina ventriculi (responsável por algumas infecções generalizadas);

– Diplobacilos: bacilos agrupados em pares. Exemplo: Diplobacillus variabilis;

– Estreptobacilos: bacilos alinhados em cadeia formando algo semelhante a um “colar”. Exemplo: Bacillus anthracis (causadora da doença de Anthrax).

 

Formas das bactérias
Formas das bactérias

 

⬛ REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS:

🟦 As bactérias se reproduzem assexuadamente por bipartição ou divisão binária. Nesse processo, uma bactéria duplica o seu material genético e logo em seguida se divide, originando duas bactérias idênticas a ela. O processo de reprodução bacteriana por bipartição pode ser bastante rápido, e todo o processo pode ocorrer em apenas vinte minutos, quando em condições ideais de temperatura e nutrientes.

🟦 Esse tipo de reprodução não proporciona variabilidade genética, entretanto, as bactérias apresentam mecanismos de transferência de material genético que ampliam suas chances de sobrevivência em variadas condições e diferentes ambientes. Não consiste em um tipo de produção sexuada, mas uma recombinação genética que pode ocorrer por transformação, transdução ou conjugação.

– Transformação: algumas bactérias que conseguem absorver fragmentos de DNA que se encontram dispersos no meio e os incorporam ao seu material genético.

– Transdução: quando ocorre troca de material genético entre bactérias através de um bacteriófago (vírus que ataca bactérias).

– Conjugação: passagem de DNA (plasmídio) de uma célula doadora para uma receptora, através de um Pili.

 

Reprodução bacteriana
Reprodução bacteriana

⬛ DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS:

🟦 Listamos abaixo algumas das principais doenças causadas por bactérias:

– Botulismo;
– Cárie;
– Clamídia;
– Cólera;
– Disenteria;
– Gonorreia;
– Febre Maculosa;
– Lepra ou Hanseníase;
– Leptospirose;
– Meningite Meningocócica;
– Pneumonia;
– Sífilis;
– Tétano;
– Tuberculose.

🟦 De modo geral, para o tratamento de doenças bacterianas é feito o uso de antibióticos, para causar a morte ou inibir o crescimento desses microrganismos. O uso de antibiótico é controlado e só é vendido com uma prescrição médica. Devem ser ministrados corretamente, sempre respeitando os horários estabelecidos e o tempo de tratamento recomendado pelo médico. O uso incorreto desses medicamentos pode promover a resistência das bactérias aos antibióticos.

 

⬛ IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS:

🟦 Apesar de causarem doenças aos seres humanos e para outros seres vivos, esses microrganismos desempenham importantes funções para a sociedade atual e para o meio ambiente. Listamos abaixo algumas importantes funções desempenhadas por esses organismos:

– Participam do Ciclo do Nitrogênio, permitindo a assimilação desse nutriente pelas plantas e disponibilizando-o aos outros seres vivos através da cadeia alimentar;

– Disponibilizam nutrientes, como ferro, enxofre e compostos orgânicos, que deixam o solo mais rico e nutritivo;

– Contribuem com a disponibilidade de oxigênio na atmosfera, através da fotossíntese;

– Participam da produção de vinhos, cervejas, pães, queijos, iogurtes, vinagre, etanol, biocombustíveis;

– A produção de vacinas e antibióticos;

– Participam de processos de Biorremediação (introduzidos em ambientes poluídos, podem absorver compostos metais pesados, metabolizando-os e descontaminando o ambiente.

 

⬛ Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.

1 thought on “O QUE SÃO BACTÉRIAS?”

  1. Pingback: O QUE SÃO FUNGOS? - Estudante Nota 10

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top