PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS:

Principais problemas ambientais
Principais problemas ambientais

🟦 Os principais problemas ambientais do Brasil e do planeta ocorrem pelas intensas ações antrópicas (ações humanas). A industrialização e a urbanização, são fenômenos que proporcionaram a intensificação da Degradação Ambiental e, consequentemente, aumentaram as preocupações com o Desenvolvimento Sustentável.

🟦 Os principais problemas ambientais são os seguintes:

– Poluição atmosférica;
– Aquecimento global;
– Poluição hídrica e dos solos;
– Desmatamento e queimadas;
– Desertificação;
– Perda de biodiversidade;
– Descarte irregular de lixo.

⬛ 1. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA:

🟦 Também conhecida como Poluição do Ar, a Poluição Atmosférica ocorre quando gases poluentes, material particulado, agentes biológicos e outros elementos modificam a qualidade do ar. Este problema acontece principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pela atividade industrial nos grandes centros urbanos. Estas atividades liberam na atmosfera substâncias, como:

– Gás carbônico (CO2);
– Monóxido de carbono (CO);
– Óxido de enxofre (SO2 e SO3);
– Óxido de nitrogênio (NOx).

🟦 Este tipo de poluição é responsável por outros problemas ambientais, como as Chuvas Ácidas (chuvas com elevada acidez) e as Ilhas de Calor (elevada temperatura das cidades em relação às áreas vizinhas). Fenômenos típicos de áreas urbanas.

🟦 Em maior escala, a poluição do ar afeta o equilíbrio atmosférico e intensifica o efeito estufa, o que causa o aquecimento global. Entre as nações com maior poluição atmosférica estão países dos continentes Asiático e Africano:

– Índia (Ásia);
– Burkina Faso (África);
– Tailândia (Ásia);
– China (Ásia);
– Azerbaijão (Ásia).

 

Poluição atmosférica
Poluição atmosférica

⬛ 2. AQUECIMENTO GLOBAL:

🟦 Aquecimento Global é basicamente o aumento anormal da temperatura média do planeta Terra. É um dos principais problemas ambientais atuais, pois este fenômeno, tem como causas a intensa e exagerada exploração da natureza pelos seres humanos, o que ocasiona problemas como o desmatamento, e a emissão direta de gases poluentes na atmosfera por meio da atividade industrial e da queima de combustíveis fósseis (são chamados de “fósseis” porque esta é palavra que deriva do francês e significa retirado solo, portanto, combustíveis como gasolina, óleo diesel e gás natural entram nessa gama).

🟦 Então esse aumento excessivo da temperatura do planeta gera diversos outros problemas ao meio ambiente. As principais consequências desse fato são as mudanças climáticas e o acontecimento cada vez mais recorrente de fenômenos extremos, como:

– Secas severas;
– Chuvas muito volumosas e intensas.

🟦 Além de provocar graves problemas que inclusive cotidianamente observamos em noticiários de televisão e nas redes sociais, que são:

– O derretimento das calotas polares;
– O aumento do nível dos oceanos
– E a perda da biodiversidade.

 

Aquecimento global
Aquecimento global

⬛ 3. POLUIÇÃO HÍDRICA:

🟦 A Poluição Hídrica ocorre quando substâncias são lançadas nos corpos d’água, que são acumulações significativas de água que cobrem a terra como oceanos, mares e lagos. Porém, pode ser utilizado para designar lagoas, poças ou zonas úmidas, alterando as suas propriedades físicas, químicas e biológicas.

🟦 Podendo causar a contaminação e, como consequência, gerar graves prejuízos para a população que depende daquele recurso e para a Biodiversidade Aquática. O descarte irregular de lixo e de resíduos urbanos, como esgoto, e industriais estão entre as principais causas da poluição hídrica. Assim, a poluição hídrica está entre as principais problemas ambientais.

 

Poluição hídrica
Poluição hídrica

⬛ 4. POLUIÇÃO DOS SOLOS:

🟦 A Poluição dos solos também é denominada como Degradação Química do Substrato. Ou seja, toda e qualquer ação que faça o solo perder fertilidade se encaixa nessa problemática. Pois, o descarte irregular de lixo e dejetos urbanos, industriais, resíduos oriundos da mineração e das usinas geradoras de eletricidade, o uso intensivo de substâncias destinadas para a defesa agrícola e agrotóxicos para a produção, que ocasionam desmatamento e outros problemas, são responsáveis pela degradação dos solos.

 

Poluição do solo
Poluição do solo

⬛ 5. DESMATAMENTO:

🟦 O Desmatamento também é denominado de Desflorestamento, que é basicamente a retirada da cobertura vegetal parcial ou total de um determinado local, paisagem, lugar ou território. Pois, as plantas além de diversas outras funções para o meio ambiente servem de proteção para o solo, como por exemplo evitar erosões e infertilidade. A perda da cobertura vegetal deixa os solos desprotegidos e mais vulneráveis, ao mesmo tempo que afeta o:

– Funcionamento dos ecossistemas;
– Contribui para o assoreamento dos rios;
– Interfere na dinâmica dos climas locais;
– A longo prazo poderá alterar o clima global.

 

Desmatamento
Desmatamento

⬛ 6. QUEIMADAS:

🟦 Também designadas como Incêndios Florestais, as queimadas humanas são utilizadas como forma de limpeza de uma área com o uso do fogo. É uma prática bastante antiga que já era utilizada pelos indígenas com o nome de “Coivara”, porém com o advento da Revolução Industrial e, consequentemente, o aumento exacerbado do Consumismo tornou-se um problema ambiental global, estando sempre em todas as pautas das conferências internacionais sobre o meio ambiente.

🟦 O fogo proporcionando pelas queimadas elimina parte da Biodiversidade das matas e contribui para a emissão de gases poluentes na atmosfera. Em alguns casos, como observamos recentemente na costa oeste dos Estados Unidos, na Austrália e no Sul da Europa, os incêndios são causados pelo calor extremo e pelo tempo seco, que resseca a vegetação e facilita o espalhamento das chamas.

 

Queimadas
Queimadas

⬛ 7. DESERTIFICAÇÃO:

🟦 A Desertificação consiste em um fenômeno de degradação química e física dos solos, resultado do esgotamento ou insuficiência da capacidade de produção do solo. As principais causas desse desgaste são:

– A exploração de maneira intensiva para fins econômicos;
– O manejo inadequado;
– As queimadas sucessivas;
– E o desmatamento.

Desertificação
Desertificação

🟦 Fatores e fenômenos naturais podem contribuir para a desertificação de áreas, como a presença de climas secos e as propriedades naturais do substrato. Portanto, esse processo possui efeitos para a degradação física dos solos, como:

– A salinização;
– A perda de fertilidade;
– O aumento do potencial destrutivo das chuvas nas regiões áridas.

🟦 Além disso, causam impactos diretos e negativos à população e à Biodiversidade, porque a Desertificação deixa o solo impróprio para plantar, ou seja, dificulta o cultivo de plantas e consequentemente da Agricultura. Atrapalha também a pecuária com a criação de animais e impede a formação de reservatórios de água potável. Temos dois exemplos de áreas mais afetadas pela desertificação, o Sahel, na África, e o Semiárido nordestino do Brasil.

⬛ 8. PERDA DA BIODIVERSIDADE:

🟦 Inúmeros problemas ambientais como queimadas, desmatamento, poluição das águas, dentre outros, ameaçam a fauna, a flora do e, automaticamente a Biodiversidade do Brasil. Colocando em risco os nossos Biomas (em especial, a Amazônia e o Cerrado). Porque a consequente destruição dos habitats de muitas espécies de animais, plantas e microorganismos causam o desequilíbrio dos Ecossistemas que tornam o desaparecimento de seres vivos em nosso território cada vez mais constante. Pois a lista de animais ameaçados de extinção no Brasil ja é de quase 1400 espécies.

 

⬛ 9. DESCARTE IRREGULAR DE LIXO:

🟦 O descarte irregular de lixo é gerado pelo crescimento do total de detritos gerados pela população e pela falta de acesso a serviços essenciais de saneamento, como a coleta de lixo, nos municípios brasileiros. O consumismo e aumento considerável da população mundial aliado à falta de práticas que estão contidas no Desenvolvimento Sustentável também são causas da poluição dos solos e da água, o descarte irregular do lixo é um problema ambiental tão grande para o planeta, que é tema de vários especialistas e cientistas e reuniões globais.

🟦 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima que aproximadamente 20 milhões de pessoas não possuem acesso a esse tipo de serviço no Brasil, o que leva ao descarte de resíduos:

– Nas ruas;
– Em terrenos baldios;
– Áreas de mata;
– Nos rios e riachos.

🟦 Nas zonas urbanas (cidades), um dos diversos problemas causados pelo lixo jogado nas ruas de maneira inadequada é o alagamento das vias durante o período chuvoso. Trazendo transtornos para as autoridades públicas e para a população em geral.

Descarte irregular de lixo
Descarte irregular de lixo

 

⬛ Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.

1 thought on “PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS:”

  1. Pingback: IMPACTOS HUMANOS ESQUEMATIZADOS: ATMOSFERA - Estudante Nota 10

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top