⬛ O QUE SÃO ARTRÓPODES?
🟦 Os artrópodes formam o maior grupo de animais existentes (cerca de 80% de todos os animais já descritos). O Filo Arthropoda apresenta como características principais: apêndices articulados especializados, e a existência de um exoesqueleto.
🟦 Seus representantes estão em todas as regiões do planeta e em todos os ambientes, terrestres ou aquáticos, seja em água salgada ou água doce.
⬛ ORGANIZAÇÃO CORPORAL E FISIOLOGIA:
➖ CORPO SEGMENTADO COM APÊNDICES ARTICULADOS:
🟦 A principal característica dos artrópodes é a presença de apêndices articulados, condição essa, que deu o nome ao grupo. Os apêndices são modificados para desempenhar funções específicas, como a alimentação, defesa, locomoção, reprodução e percepção sensorial.
🟦 Semelhante ao Filo Anelidea, o corpo é segmentado. Entretanto, nos adultos os segmentos corporais tendem a fundir-se formando tagmas.
➖ EXOESQUELETO:
🟦 Os artrópodes possuem uma cobertura corporal externa (o Exoesqueleto) formado de quitina. Rígido e impermeável, o exoesqueleto protege o corpo do animal, evita a perda excessiva de água, além de ser um ponto de fixação para os músculos que movimentam os apêndices.
🟦 Apesar de oferecer proteção, o exoesqueleto não é expansível e não acompanha o crescimento do animal. Assim, de tempos em tempos, os artrópodes precisam realizar a troca do exoesqueleto, em um processo chamado de muda ou ecdise. Como o exoesqueleto que está sendo formado é delicado, ele não oferece grande proteção aos predadores, fazendo com que, durante o período de muda, o organismo fique muito vulnerável.
🟦 De modo geral, os artrópodes realizam de quatro a sete mudas até chegar a faze adulta. Algumas espécies, entretanto, as mudas ocorrem mesmo após a fase adulta.
➖ SISTEMA DIGESTÓRIO:
🟦 Em relação ao tipo de nutrição, os artrópodes podem ser herbívoros ou carnívoros.
🟦 O sistema digestório é completo, isto é, a digestão inicia-se na boca, com a captura de alimentos, e termina com a eliminação de resíduos pelo ânus.
➖ SISTEMA CIRCULATÓRIO:
🟦 Os artrópodes apresentam sistema circulatório aberto, com o sangue (hemolinfa) tanto no interior de vasos sanguíneos, como em lacunas que circundam os tecidos e órgãos do animal.
➖ SISTEMA RESPIRATÓRIO:
🟦 O sistema respiratório dos artrópodes varia de espécie para espécie, a depender no hábitat e modo de vida do animal. Na maioria das espécies aquáticas, observa-se respiração branquial (por meio de brânquias); nos aracnídeos observa-se a presença de pulmões foliáceos; e a respiração traqueal é predominante na maioria dos insetos.
➖ SISTEMA EXCRETOR:
🟦 A excreção nesses animais é realizada pelos túbulos de malphighi. Essas estruturas captam as excretas e as encaminham para o ânus, por onde serão eliminadas.
➖ SISTEMA NERVOSO:
🟦 Observa-se alto grau de cefalização, com o sistema nervoso constituído por um cérebro anterior, de onde saem dois cordões ventrais com gânglios segmentares.
🟦Apresentam diferentes órgãos dos sentidos como:
– Estruturas olfativas;
– Olhos;
– E antenas.
➖ REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
🟦 A maioria das espécies apresenta reprodução sexuada, mas há espécies que podem se reproduzir assexuadamente, como as abelhas que produzem zangões de forma assexuada, por partenogênese.
🟦 Os artrópodes, geralmente, apresentam fecundação interna. O desenvolvimento pode ser direto (sem metamorfose) ou indireto (com metamorfose).
⬛ CLASSIFICAÇÃO DOS ARTRÓPODES:
🟦 De acordo com as suas características, divide-se os artrópode em cinco grupos, descritos a seguir:
– CRUSTÁCEOS: é o grupo de artrópodes mais conhecidos, incluindo camarões, lagostas e caranguejos, utilizados na alimentação humana. Apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdome, e possuem três ou mais pares de apêndices modificados em peças bucais.
– QUELICERADOS: os representantes desse grupo possuem quatro pares de patas locomotoras, um par de quelíceras (característica que nomeia o grupo) e um par de pedipalpos. O corpo apresenta dois tagmas: cefalotórax e abdome. São representantes dos quelicerados: as aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros.
– HEXÁPODES: é o grupo dos insetos. O corpo apresenta três partes, ou tagmas (cabeça, tórax e abdome), três pares de patas, um par de antenas e, muitas espécies, um ou dois pares de asas. É o grupo mais diversificado de artrópodes, habitando diferentes ambientes, inclusive, no meio aquático.
– QUILÓPODES: é o grupo das centopeias e das lacraias. Os representantes desse grupo possuem corpo alongado, um par de antenas e um par de patas por segmento do corpo.
– DIPLÓPODES: são os piolhos-de-cobra ou embuás. Apresentam corpo alongado e dois pares de patas por segmento do tronco.
Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.
Pingback: CRUSTÁCEOS - Estudante Nota 10
Pingback: QUELICERADOS - Estudante Nota 10
Pingback: HEXÁPODES - Estudante Nota 10
Pingback: QUILÓPODES - Estudante Nota 10
Pingback: DIPLÓPODES - Estudante Nota 10