
IMPACTOS HUMANOS NA ATMOSFERA: PROBLEMAS NA CAMADA DE OZÔNIO
Os principais poluentes atmosféricos se apresentam sobretudo em forma de gases e de partículas, podendo ser naturais e artificiais. Principalmente a ação humana promove três grandes impactos.
Explicaremos de maneira didática e esquematizada em uma série ou Trilogia contendo o assunto que você está lendo e:
– Impactos humanos sobre a atmosfera.
– Aquecimento Global.
ATENÇÃO: Para encontrar em nosso site ou redirecionar para os assuntos acima citados basta clicar nos mesmos ou simplesmente utilizar o nosso buscador e digitar os assuntos de nossa Trilogia.
O QUE É A CAMADA DE OZÔNIO?
O Ozônio é um gás composto por moléculas com três átomos de oxigênio (O3). Esse gás encontra-se principalmente distribuído na Troposfera, que concentra cerca de 10% de todo o Ozônio, e na Estratosfera, que acumula a maior parte desse gás, cerca de 90%.
A Camada de Ozônio (O3) é composta por gases atmosféricos, que se encontram entre 20 km e 35 km de altitude na estratosfera. Em suma, a importância central é impedir a entrada dos raios UV. Ao realizar essa função, os resultados são bastante positivos, pois o filtro dos raios ultravioleta impede o aquecimento da Terra, que, por sua vez, não desenvolve:
– O Efeito Estufa;
– O Aquecimento Global;
– Doenças como o câncer de pele;
– Diminuição de biodiversidade;
– Entre outros.

FUNÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO:
Esta camada possui a função de filtrar os raios ultravioletas (UV) e impedir sua passagem, e assim, promover o equilíbrio ambiental e a saúde dos seres vivos no planeta.
Assim, sua função primordial na atmosfera é filtrar e impedir a passagem dos raios ultravioletas (UV-A, UV-B e UV-C) para a superfície da Terra.
ESQUEMA:
CAMADA DE OZÔNIO = FUNÇÃO = FILTRAR OS RAIOS UV
CAMADA DE OZÔNIO = FINALIDADE = MANTER O EQUILÍBRIO DOS SERES VIVOS DA TERRA
Ou seja, ela é essencial para a existência de vida na Terra e para que, Habitats, Biomas, Ecossistemas, além do meio ambiente, estejam em equilíbrio. Porém no geral, a ação antrópica (ação dos seres humanos) vêm trazendo problemas para ela, os quais estudaremos ainda nesse artigo.
ESQUEMA:
FUNÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO = MANTER O EQUILÍBRIO DOS SERES VIVOS DA TERRA
DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO:
A destruição da Camada de Ozônio está ocorrendo principalmente pela emissão excessiva de gases como o clorofluorcarbonos (CFC), o que provoca o aumento do efeito nocivo à saúde humana e do planeta.
O Ozônio pode ser destruído na atmosfera de maneira natural ou como resultado das atividades humanas. Para facilitar a sua compreensão esquematizamos as 2 (duas) formas que o Ozônio pode ser destruído, veja:
DE FORMA NATURAL:
Primeiramente, ele é destruído de forma natural pela radiação ultravioleta do Sol.
Ao passo que, a cada molécula de ozônio destruída, um de átomo de oxigênio e uma molécula de oxigênio são formados.
Podendo se recombinar para produzir o ozônio novamente, e assim fazer a manutenção da camada.
DE FORMA QUÍMICA:
A camada de ozônio está sendo alterada quimicamente.
Contudo, ela não está voltando ao normal.
Está sendo alterada pelas intensas atividades humanas, com:
A queima de combustíveis fósseis;
E o desenvolvimento industrial.
Alguns gases estão entre os mais nocivos emitidos na atmosfera, capazes de alterar e formar buracos na camada de ozônio, são eles:
– Haleom (CBrCtF2);
– Tetracloreto de carbono (CTC);
– Hidroclorofluorcarbono (HCFC);
– Clorofluorcarbono (CFC);
– Brometo de metila (CH3BR).
Quando são liberados, esses gases chegam até a camada de ozônio e se deslocam para acima dela, promovendo assim, sua alteração e consequente destruição. Além disso, vale destacar também o fato de que alguns desses elementos químicos ficam ativos por 80, 90, 100 anos.
O QUE É O BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO?
O buraco na camada de ozônio consiste num fenômeno que ocorre nas regiões polares, principalmente na Antártida, onde ocorre a diminuição da concentração de ozônio. A sua existência no Pólo Sul do planeta é mais facilitada principalmente, devido ao frio extremo da região, que permite uma maior interação entre os elementos químicos.
ESQUEMA:
BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO = MAIOR FREQUÊNCIA = ANTÁRTIDA (PÓLO SUL)
PORQUE NA ANTÁRTIDA?
EXTREMO FRIO
DIMINUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO
PERMITINDO MAIOR INTERAÇÃO ENTRE ELEMENTOS QUÍMICOS

UM GRANDE PROBLEMA:
O PROBLEMA: Um grande problema deu seu início nas últimas décadas, pois o buraco começou a não desaparecer, por causa do aumento dos gases na atmosfera.
O CAUSADOR DO PROBLEMA: Resultado das diferentes atividades dos seres humanos, ou seja, ações Antrópicas. Porque o principal poluente é o do gás clorofluorcarbono (CFC), que reage facilmente com o O3 e, consequentemente, destrói essa camada da atmosfera e advém da indústria, contidos em: geladeiras, freezeres e spray aerossol.
CONSEQUÊNCIAS DA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO:
Como resultado da destruição da camada de ozônio, vários impactos ao meio ambiente e à saúde são registrados com uma maior frequência. Observe, em seguida, algumas consequências:
PROBLEMAS À SAÚDE:
– Riscos e danos à visão;
– Envelhecimento precoce;
– Aumento dos casos de câncer de pele;
– Degeneração de células da pele;
– Enfraquecimento do sistema imunológico;
– Dentre outros.
PROBLEMAS AO MEIO AMBIENTE:
– Aumento da temperatura da Terra;
– Redução das calotas polares;
– Aumento dos níveis dos oceanos;
– Entre vários outros.

Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.