⬛ O QUE SÃO OS QUELICERADOS?
🟦 Os quelicerados são um grupo de animais invertebrados que pertencem ao Filo Arthropoda. Primordialmente, a presença de seis pares de apêndices articulados distingue os representantes desse grupo dos demais artrópodes.
🟦 Assim, são os seis pares de apêndices: um par de quelíceras, um par de pedipalpos, e quatro pares de pernas.
🟦 Atualmente, o grupo é representado pelos límulos, pelas aranhas-do-mar e pelos aracnídeos.
– Límulos: são conhecidos como caranguejo-ferradura-do-atlântico. Apesar do nome popular, são quelicerados de águas rasas. Além das quelíceras, os cinco pares de apêndices restantes apresentam de pinças.
– Aranhas-do-mar: estudos moleculares recentes incluíram esses organismos na classe dos quelicerados. São animais de tamanhos diminutos e encontrados em ambientes marinhos, principalmente nas regiões polares.
– Aracnídeos: é o maior grupo de quelicerados e foram os primeiros artrópodes a conquistarem o meio terrestre. São os escorpiões, as aranhas, os carrapatos e os ácaros. Estudaremos abaixo mais características dos aracnídeos.
⬛ ARACNÍDEOS:
➖ ESTRUTURA CORPORAL:
🟦 Os aracnídeos apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome. Na região do cefalotórax estão concentradas as funções de percepção, locomoção e alimentação, enquanto, região do abdome, combina funções como trocas gasosas, digestão e produção dos gametas.
🟦 Essa divisão do corpo é clara em aranhas e escorpiões, mas em carrapatos e ácaros essa divisão entre cefalotórax e abdome não é percebida.
🟦 Em escorpiões, o abdome é prolongado e termina em um aguilhão, responsável por injetar veneno no corpo de suas presas.
🟦 No abdome das aranhas, é possível observar a presença de glândulas fiandeiras, responsáveis pela produção da seda, utilizada pelas aranhas para a fabricação de teias.
🟦 Como vimos anteriormente, Aracnídeos (pertencentes aos quelicerados) possuem seis pares de apêndices, sendo quatro pares de pernas, um par de quelíceras e um par de pedipalpos. Observe abaixo essas estruturas e suas funções.
– Quelíceras: são as estruturas que dão nome aos quelicerados. Realizam as funções de alimentação e defesa. Nas aranhas, esses apêndices apresentam formato de pinça. As aranhas perfuram a presa com essa estrutura e secretam sucos digestivos sobre ela, iniciando uma digestão parcial ainda fora do corpo do animal.
– Pedipalpos: realizam as funções de alimentação, defesa, reprodução e também na sensibilidade. Nos escorpiões, os pedipalpos apresentam-se como pinças grandes e bastante especializadas.
⬛ ORDEM DOS ESCORPIÕES:
🟦 Os escorpiões são encontrados principalmente, em regiões tropicais e subtropicais. A maioria das espécies apresenta hábitos noturnos, sendo ainda mais ativos em períodos de temperaturas mais elevadas. Abrigam-se em locais escuros e úmidos, portanto, devem ser vistoriados para evitar que acidentes aconteçam.
🟦 Embora causem medo na população, os escorpiões alimentam-se de insetos, e acidentes com humanos são casos excepcionais.
🟦 Durante o processo de alimentação, os escorpiões agarram suas presas com os pedipalpos, injetam o veneno para paralisá-la e tritura os tecidos da presa com as quelíceras.
🟦 O veneno desses animais tem ação neurotóxica, assim, pode paralisar e matar a maioria das presas. No Brasil, o gênero Tityus sp., pode causar sérias consequências em humanos. Recomenda-se a aplicação de soro antiescorpiônico logo após a picada.
⬛ ORDEM DAS ARANHAS:
🟦 As aranhas são os quelicerados mais abundantes e diversificados do planeta. Pode-se dividir o corpo em cefalotórax e abdome, mas diferente dos escorpiões, o abdome não é segmentado.
🟦 Algumas aranhas tem a capacidade de produzir teias, utilizadas para aprisionar as suas presas. As teias são feitas de seda, produzidas por glândulas localizadas no abdome e ligadas a estruturas chamadas fiandeiras. Apesar de todas as aranhas produzirem a seda, nem todas são capazes de construir teias.
🟦 Muitas aranhas causam medo na população pela sua capacidade de produzir veneno. Grande número de espécies é inofensivo para seres humanos, entretanto, os venenos de algumas espécies podem ser perigosos, como exemplo das aranhas armadeira (Phoneutria spp), aranha-marrom (Loxosceles spp) e viúva-negra (Latrodectus spp), presentes no Brasil.
🟦 Porém, com exceção da armadeira, as aranhas são pouco agressivas e acidentes com picadas são relativamente raros. Em casos de acidentes deve-se procurar os serviços de saúde para a administração do soro.
🟦 Aranhas que fazem teias geométricas, como as encontradas dentro das casas, não oferecem perigo para humanos. Do mesmo modo, caranguejeiras e tarântulas, apesar de comuns e de seus tamanhos, não causam envenenamento.
⬛ ORDEM DOS ÁCAROS
🟦 Carrapatos e ácaros constituem um grupo com 45 mil espécies descritas. A maioria não ultrapassa 1mm de comprimento, mas alguns podem chegar até a 3cm.
🟦 Muitos são de vida livre, mas outros são ectoparasitas,
🟦 Carrapatos são comumente conhecidos por parasitar animais domésticos como cães, gatos e outros animais, alimentando-se de sangue.
🟦 Muitos ácaros tem interesse médico por causar alergias e doenças, como é o caso do Dermatophagoides sp. que vivem na poeira domiciliar, e do Sarcoptes scabiei, causador da sarna humana.
Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.
Pingback: QUILÓPODES - Estudante Nota 10