⬛ O QUE É A POLUIÇÃO DO SOLO?
🟦 Em síntese, a Poluição do Solo em seu conceito básico, é toda e qualquer alteração em sua natureza, ocasionada pelo contato com:
– Produtos químicos;
– Resíduos sólidos;
– E resíduos líquidos.
🟦 Ou seja, produtos e resíduos que causem sua deterioração ao ponto de deixar a terra inútil, infértil e alguns casos até gerar um risco à saúde.
➖ VIDA NO SOLO: Você sabia que o solo é repleto de vida? Principalmente em sua camada inicial, que possui aproximadamente 15 centímetros, onde encontramos: os fungos, bactérias, protozoários e vermes decompositores, responsáveis pelo equilíbrio entre os diversos níveis tróficos.
➖ FORMAÇÃO E AGENTES DECOMPOSITORES:
🟦 É importante destacar que a formação do solo se dá sobretudo, através:
– Da desagregação de rochas;
– E da decomposição de restos vegetais e animais.
🟦 Onde são agentes decompositores e outras intempéries: sobretudo, a chuva e os ventos, entre outros.
⬛ PRINCIPAIS CAUSAS DA POLUIÇÃO DO SOLO:
🟦 Infelizmente o solo é um dos locais do planeta Terra que mais sofrem com a poluição, assim, não é por acaso que a sua deterioração cada vez mais torna-se um problema global debatido principais conferências mundiais sobre o Meio Ambiente. Portanto, os principais agentes poluidores do solo são:
– Solventes;
– Detergentes;
– Lâmpadas fluorescentes;
– Componentes eletrônicos;
– Tintas;
– Gasolina;
– Diesel;
– Óleos automotivos;
– Fluídos hidráulicos;
– Hidrocarbonetos;
– Chumbo:
– Dentre outros.
➖ ACONDICIONAMENTO INADEQUADO DE LIXO:
🟦 O condicionamento inadequado do lixo doméstico são:
– Esgotos;
– E resíduos sólidos industriais.
🟦 Antes de tudo, degradam a superfície, e ainda produzem Gases Tóxicos e Chuva Ácidas, que também se infiltram no solo.
⬛ TIPOS DE POLUIÇÃO DO SOLO:
🟦 Existem inúmeros tipos de poluição dos solos, porém devemos destacar os mais recorrentes e que causam danos expressivos às áreas terrestres tanto da zona urbana , quanto da zona rural, observe:
◾ DETRITOS DA VIDA URBANA: Sempre que em quantidade demasiada é a principal fonte causadora da poluição dos solos. Além disso, é o responsável pelo problema do lixo nas grandes cidades.
◾ DEPOSITOS ILEGAIS: Causados sobretudo pelo descarte indevido de diversas indústrias que jogam metais pesados, produtos químicos de alto risco, e dejetos sólidos em áreas proibidas.
◾ AGROTÓXICOS E ADUBAÇÃO: Problema recorrente primordialmente de áreas rurais, os principais responsáveis por esse tipo de poluição são: a utilização indiscriminada de defensivos agrícolas e a adubação incorreta ou excessiva.
⬛ CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DO SOLO:
🟦 As principais consequências da poluição do solo são:
– A perda da fauna;
– A esterilização da terra para plantação;
– E a contaminação da água.
🟦 Portanto, selecionamos e estruturamos de maneira didática e dinâmica algumas formas de como o solo é contaminado:
➖ CONTAMINAÇÃO DOS LENÇÓIS FREÁTICOS: Através de processos como o de Lixiviação que consiste na dissolução de componentes sólidos em meio líquido, impregnação e infiltração no subsolo de substâncias poluentes, ocorre não apenas a contaminação do terreno, deixando ele inútil, mas também acarreta na contaminação dos Lençóis Freáticos.
➖ CONTAMINAÇÃO DOS SERES HUMANOS: A poluição que se infiltra no solo transmite doenças como: infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até câncer.
➖ CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS: Sempre que a poluição transcende o solo e chega aos alimentos, os vegetais se contaminam com substâncias nocivas, que são ingeridas pelos seres vivos (humanos e outros seres). Portanto, tornam a alimentação mais tóxica na medida em que a cadeia alimentar se expande.
⬛ MEDIDAS DE COMBATE A POLUIÇÃO DO SOLO:
🟦 Primeiramente, para evitar e reverter a poluição dos solos, bastam ações simples como a coleta seletiva e reciclagem. Além de outras medidas nem tão simplórias, porém também não tão difíceis, mas efetivas no combate a degradação das superfícies, como:
– O tratamento de resíduos domésticos e industriais;
– O uso de materiais biodegradáveis;
– Cultivo orgânico;
– Reflorestamento;
– Proteção das matas nativas;
– Medidas de saneamento básico;
– Controle biológico de pragas.
Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.