⬛ O QUE É QUIMERISMO OU QUIMERISMO GENÉTICO?
🟦 Quimerismo Genético é uma condição genética em que o indivíduo apresenta dois ou mais conjuntos cromossômicos (conjunto de células) diferentes. Ou seja, é quando um ser vivo apresenta dois tipos de DNA’s. Tendo origem em Zigotos distintos.
🟦 Para uma melhor compreensão, é como se fosse duas pessoas distintas em uma só. Do mesmo modo, também podemos classificar como duas sequências genéticas diferentes em um mesmo indivíduo.
➖ CURIOSIDADES SOBRE O QUIMERISMO:
◾ Ele não atinge apenas seres humanos. Assim, outros animais e plantas também podem apresentar essa condição.
◾ O Quimerismo é bastante raro em seres humanos, então, não é por acaso que há poucos registros desse “fenômeno” genético entre nós. Foram catalogados até hoje, pouquíssimas pessoas com dois DNA’s, entre 30 e 50 casos no mundo.
◾ Em alguns casos de Quimerismo, o ser humano ou outras espécies de animais podem ainda apresentar alguns sinais físicos, como heterocromia, ou seja, um olho de cada cor, ou pele com coloração desigual.
⬛ ORIGEM DO TERMO: MITOLOGIA GREGA
🟦 Este termo tem origem na Mitologia Grega, onde Quimera era um monstro híbrido, geralmente retratado da seguinte forma: possuindo cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente.
⬛ CAUSAS DO QUIMERISMO GENÉTICO:
🟦 O Quimerismo Genético ocorre quando dois zigotos (células originadas através da união do Gameta Masculino e do Gameta Feminino) distintos se fundem. Que em sua grande maioria seria responsável pela formação de gêmeos. No entanto, eles se unem, gerando 1 (um) único ser vivo detentor de 2 (dois) DNA’s.
🟦 ESQUEMA:
🟧 QUIMERISMO GENÉTICO = (SOMA) = 2 ZIGOTOS DIFERENTES = (QUE GERALMENTE) FORMARIA = GÊMEOS
🟧 QUIMERISMO = 1 SER VIVO = (COM) = 2 DNA’S
⬛ O QUIMERISMO NOS TESTES GENÉTICOS:
🟦 Por ser raro, é muitas vezes difícil detectar o Quimerismo em testes de DNA’s. Na maioria dos casos encontrou-se o segundo DNA na tireóide.
⬛ QUIMERISMO NA RESOLUÇÃO DE CRIMES:
➖ CASO DA MULHER QUIMERA:
◾Aconteceu na capital dos Estados Unidos, Washington. Uma mulher foi acusada de sequestro de crianças.
◾ Ela tinha em mãos fotos, vídeos, documentos e provas de sua gestação, entretanto, os testes de DNA não indicavam que ela era mãe das crianças.
◾ Assim, além de perder a guarda de seus filhos ela poderia ser incriminada como sequestradora.
◾ Após muitas pesquisas e investigações, os médicos realizaram um novo teste, mas analisando, dessa vez, o DNA presente na tireoide da mulher.
◾ Por fim, o resultado do novo exame foi diferente, afirmando a compatibilidade genética entre mãe e filhos.
◾ Então o mistério foi resolvido e, como conclusão, descobriram que a mãe das crianças não era uma sequestradora, mas uma mulher quimera.
⬛ A CIÊNCIA PRESENTE NAS PRODUÇÕES DE CINEMA: FILMES E SÉRIES
🟦 As películas ou produções cinematográficas além da ficção, em toda sua história relataram casos reais em filmes e documentários. Atualmente as plataformas de streaming, como por exemplo Netflix, Amazon Prime Vídeos, Star+, dentre outras, se destacam bastante na intensa exibição e produção de séries.
🟦 Diversas delas trazendo a ciência para dentro das telinhas. Séries como “The Good Doctor”, “Grey’s Anatomy”, “CSI: Investigação Criminal”, “Breaking Bad”, “Suits”, etc. conseguem abordar de forma atraente e bastante interessante diversos temas aos seus expectadores de maneira fiel as mais diversas matérias vistas, em muitas ocasiões dentro de sala de aula em variadas disciplinas como: História, Geografia, Direito, Física, Química e Biologia. Neste artigo trabalharemos inclusive o Episódio de número 23 da 4° Temporada intitulado “Linhagens de Sangue” do seriado “CSI: Investigação Criminal”.
⬛ A QUIMERA NA SÉRIE “CSI: INVESTIGAÇÃO CRIMINAL”:
🟦 Esse “fenômeno” genético apareceu no famoso seriado “CSI: Investigação Criminal”, mais precisamente no Episódio de número 23 da 4° Temporada do seriado.
🟦 Em síntese, este capítulo da série mostra uma moça que pede socorro no meio da noite ensanguentada. Ela acaba de ser estuprada e consegue fugir antes do bandido matá-la. Assim, cabe à equipe do CSI descobrir quem é ele e prendê-lo.
🟦 Porém, os detetives só descobrirão quem cometeu o estupro com o auxílio da ciência, mais precisamente com o estudo do DNA por sobre uma condição genética rara que acontece quando dois óvulos fecundados se fundem nos quatro primeiros dias de gestação, conhecido na Biologia como Quimerismo Genético.
Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.