O QUE SÃO QUILÓPODES? – ESQUEMATIZADO

Quilópode
Quilópodes

 

⬛ O QUE SÃO QUILÓPODES?

🟦 Os Quilópodes são animais pertencentes ao Filo Arthropoda (assim como os crustáceos, os quelicerados, os insetos e os diplópodes) e assim, compartilham características comuns com esses grupos de animais. Como todos os artrópodes, apresentam apêndices articulados e um exoesqueleto formado por quitina, conferindo-lhes proteção.

🟦 Diferente de crustáceos, quelicerados e insetos, apresentam o corpo alongado e dividido em dois tagmas corporais: cabeça e tronco segmentado, característica essa, também compartilhada pelos diplópodes.

🟦 Podemos encontrar esses animais em diferentes hábitats e regiões do planeta, ocorrendo tanto em regiões tropicais como em temperadas, mas são frequentes em locais úmidos e protegidos, como em casca de árvores, debaixo de pedras, folhas e troncos. Nesses locais, esses animais conseguem proteção contra possíveis predadores e também contra a dessecação.

🟦 As lacraias e as centopeias são representantes desse grupo.

 

⬛ ORGANIZAÇÃO CORPORAL E FISIOLOGIA:

🟦 A organização corporal e fisiologia dos Quilópodes é, em grande parte, semelhante aos demais grupos de artrópodes, mas com algumas características mais próximas dos diplópodes.

 

➖ ORGANIZAÇÃO CORPORAL:

🟦 Como dito anteriormente, o corpo desses alongado desses organismos apresenta dois tagmas: cabeça e tronco segmentado.

🟦 Diferente dos Diplópodes, eles apresentam um par de apêndices locomotores por segmento corporal, sendo essa, uma característica exclusiva desse grupo de artrópodes.

🟦 O corpo desses animais é achatado. Na cabeça encontram-se um par de antenas e, em geral, dois conjuntos de ocelos, uma de mandíbulas e um ou dos pares de maxilas.

🟦 O tronco segmentado apresenta um par de pernas por segmento, mas não no primeiro, pois o par de apêndices é modificado.

Estrutura corporal dos quilópodes
Estrutura corporal dos quilópodes

 

NUTRIÇÃO:

🟦 São animais predadores e se alimentam de minhocas e insetos. Eles capturam e matam suas presas com o auxílio do primeiro par de apêndices do tronco, dotado de garras e glândulas de veneno (a picada apesar de dolorida, é inofensiva para humanos).

🟦 Após a ingestão o alimento passa para o esôfago, e deste para a moela, sendo esta, a responsável pela trituração dos alimentos. O intestino realiza a absorção dos nutrientes.

 

➖ TROCAS GASOSAS:

🟦 A respiração dos Quilópodes é traqueal, e em cada segmento observa-se um par de aberturas que se comunicam com o sistema de tubos aéreos ramificados. A entrada e a saída de ar ocorrem por meio de contrações musculares.

 

➖ CIRCULAÇÃO:

🟦 O sistema circulatório é aberto, com um coração dorsal alongado, em forma de túbulo.

 

➖ EXCREÇÃO:

🟦 A excreção ocorre através dos túbulos de Malpighi, sendo assim, semelhante aos insetos.

 

➖ COORDENAÇÃO NERVOSA:

🟦 Seu sistema nervoso é composto por dois pares de glândulas sensoriais, sendo que, estão distribuídos um em cada um dos segmentos corporais.

 

➖ REPRODUÇÃO:

🟦 Os Quilópodes possuem sexos separados, realizam com reprodução sexuada, fecundação interna e desenvolvimento direto, assim, o animal que eclode do ovo é semelhantes ao adulto.

 

⬛ DIFERENÇAS ENTRE QUILÓPODES E DIPLÓPODES

🟦 Quilópodes e diplópodes são os dois grupos de artrópodes mais semelhantes, pois, a forma e estrutura corporal desses grupos faz com que, muitas vezes seja difícil diferencia-los. Entretanto, esses animais apresentam algumas características bem diferentes entre si.

🟦 Os quilópodes diferenciam-se dos diplópodes tanto pelo número de patas que apresentam por segmento, bem como pela dieta adotada. Como vimos neste artigo, os quilópodes têm um par de pernas por segmento, enquanto os diplópodes apresentam dois pares de pernas por cada segmento do corpo.  Em relação à dieta, os quilópodes são carnívoros, pois se alimentam de vermes, insetos, minhocas e até de pequenos vertebrados, como pássaros e ratos. Os diplópodes por sua vez, são herbívoros e alimentam-se de vegetais.

🟦 Outra diferença presente entre os dois grupos, é que os quilópodes possuem ferrão capaz de injetar veneno em suas presas, sendo letal para pequenos animais, mas inofensivo para o home. Por outro lado, os diplópodes, não apresentam ferrão e sua estratégia de defesa é enrola-se e ficar imóvel.

Diplópode enrolado
Diplópode enrolado

 

⬛ EXEMPLO DE QUILÓPODE:

🟦 Existem cerca de 2500 espécies de quilópodes, as quais variam de tamanho e coloração do corpo, sendo os representantes mais conhecidos desse grupo, as centopeias e as lacraias.

 

A lacraia é um exemplo de quilópode
A lacraia é um exemplo de quilópode

 

⬛ Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top