⬛ O QUE SÃO RELACÕES ECOLÓGICAS?
🟦 As Relações Ecológicas consistem no convívio que ocorre entre os seres vivos. Quando ocorre entre indivíduos da mesma espécie que são denominadas como Relações Intraespecíficas. E quando ocorre entre indivíduos de espécies diferentes são chamadas de Relações Interespecíficas.
⬛ TIPOS DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS – ESQUEMATIZADO
🟦 Neste espaço de nossa matéria estruturamos e esquematizamos de forma didática e dinâmica os tipos de Relações Ecológicas para facilitar suas pesquisas e estudos, observe:
⬛ RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS – ESQUEMATIZADA
🟦 As Relações Ecológicas entre os seres vivos proporcionam diversas formas de interações, como por exemplo:
– Obtenção de comida;
– Abrigo;
– Proteção;
– Reprodução;
– Dentre outras interações.
🟦 Podendo ser classificadas mediante:
➖ NÍVEL DE DEPENDÊNCIA:
◾ Intraespecíficas ou Homotípicas: Utilizadas para seres da mesma espécie.
◾ Interespecíficas ou Heterotípicas: Usadas para seres de espécies diferentes.
➖ BENEFÍCIOS OU PREJUÍZOS:
◾ Relações Harmônicas: Ocorre quando o resultado do convívio entre as espécies é POSITIVA. Onde um ou os dois são BENEFICIADOS sem prejuízo para nenhum deles.
◾ Relações Desarmônicas: Ocorre quando o resultado do convívio é NEGATIVO, havendo PREJUÍZOS para uma ou ambas as espécies envolvidas.
⬛ TIPOS DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS:
🛑 Acima trouxemos conteúdo de forma conceitual embasada. Abaixo mostraremos de maneira estruturada os Tipos de Relações Ecológicas novamente, porém com o acréscimo dos Subtipos, para que o assunto seja totalmente abordado, não carecendo de qualidade e organização.
➖ INTRAESPECÍFICA OU HOMOTÍPICAS:
🟦 HARMÔNICAS:
– SOCIEDADE: Detentores de indivíduos independentes, organizados e cooperando nos cuidados da prole e manutenção do grupo. Podemos exemplificar com os: Cupins, abelhas e formigas.
– COLÔNIA: Contém indivíduos associados anatomicamente e dependentes que repartem funções. Exemplo: os corais.
🟦 DESARMÔNICAS:
– CANIBALISMO: Quando alimenta-se daqueles da mesma espécie, em geral ocorre para controlar a população ou garantir o aporte genético, como por exemplo: a fêmea da aranha que come os machos após a cópula.
– COMPETIÇÃO: É a disputa entre seres da mesma espécie por territórios, parceiros de acasalamento (sexuais), alimento, dentre outros. Acontece em quase todas as espécies. Caso dos peixes de cativeiro disputando comida.
➖ INTERESPECÍFICA OU HETEROTÍPICAS:
🟦 HARMÔNICAS:
– MUTUALISMO: Quando ambos se beneficiam da associação que é tão necessária que se torna primordial a sua sobrevivência e existência. Caso dos liquens que são uma associação mutualística entre algas e fungos.
– INQUILINISMO: Basta lembrar de uma bom inquilino que aluga uma casa ou apartamento. É uma espécie que utiliza a outra como abrigo, sem prejudicá-la, podendo ser de forma temporária ou permanente. Como as plantas chamadas de Epifítas que moram sobre as árvores.
– COMENSALISMO: Ocorre quando uma espécie se beneficia dos restos alimentares de outra. Duas belas exemplificacões, são: os urubus que comem os restos das presas deixados por outros animais e os crustáceos que se alimentam da pele das baleias francas.
– PROTOCOOPERAÇÃO: Acontece quando as duas espécies envolvidas conseguem benefícios, porém não sendo uma relação obrigatória e as espécies podem viver de forma isolada. O caranguejo-ermitão e anêmonas-do-mar, são casos de Protocooperação.
🟦 DESARMÔNICAS:
– AMENSALISMO: Designado para indicar uma espécie que evita o desenvolvimento de outra, exemplo, as raízes de certas plantas liberando substâncias tóxicas que evitam o crescimento de outras na região. Ou exemplo, é a liberação de substâncias pelo fungo do gênero Penicillium, que inibe o crescimento de bactérias.
– PREDATISMO: Utilizado para conceituar quando um animal predador caça e mata uma presa para se alimentar. Ele acontece nesta situação: um leão caçando um búfalo.
– PARASITISMO: Quando parasitas extraem nutrientes da espécie hospedeira que é prejudicada, como por exemplo, os vermes platelmintos que habitam o intestino humano.
– COMPETIÇÃO: É a disputa por recursos entre espécies diferentes por: território, presas e abrigos. Exemplificação: o leão que compete por comida com o guepardo e a hiena, possuindo estratégias diferentes de caça.
Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.
Pingback: NOÇÕES DE ECOLOGIA - ESQUEMATIZADO - Estudante Nota 10