
🛑 Para saber mais além da notícia e sobre o que é o “Sangue Dourado” de maneira mais aprofundada, conceitual e didática basta Clicar Aqui.
🟦 As duas doadoras desse tipo sanguíneo tão raro estão no cadastro do Ministério da Saúde, porém, só participam de transfusões em casos excepcionais. O órgão adota, portanto, que as informações detalhadas sobre os doadores que possuem o “Sangue Nulo” sejam sigilosas.
🟦 As irmãs são monitoradas com bastante atenção, e consequentemente de perto pela equipe do (CNSR) Cadastro Nacional de Sangue Raro do Ministério da Saúde. Esse órgão centraliza as informações de doadores raros registrados nos hemocentros públicos do país.
🟦 O que se sabe sobre as irmãs portadoras do “Sangue de Ouro”, é que uma mora no Rio de Janeiro e a outra em Minas Gerais. Destaque para uma doação em 2017, para salvar a vida de uma criança de 5 anos do Piauí que sofre com uma doença rara, a Osteopetrose.
🟦 O Ministério da Saúde informou que o cadastro de doadores raros: “tem colaborado com a melhoria do atendimento às demandas de sangue raro”. É um aumento à segurança transfusional, uma vez que facilita a busca e aumenta as chances de se encontrar um doador compatível.

🟦 Segundo o biomédico imuno-hematologista Bruno de Abreu Castro:
“Os indivíduos com Rh nulo precisam de acompanhamento frequente, pois a tendência é que eles desenvolvam anemia por causa da fragilidade da estrutura das suas Hemácias, que têm uma sobrevida menor e se comparadas às de indivíduos com fatores Rh normais”.
🟦 A característica desse tipo sanguíneo proporciona que haja incentivo para o processo de congelamento de hemácias. Assim, esse congelamento serve de autorreserva ao longo da vida ou para atender casos urgentes de transfusão.
🟦 Para a hematologista da Fundação Hemominas, Samila Santana, é fundamental investir em um banco de Hemácias Raras congeladas, pois hemácias não congeladas duram apenas 42 dias. Samila explica:
“É um processo cheio de delicadezas. Hoje, se precisamos de uma bolsa de sangue Rh nulo, temos que convocar a doadora conhecida”.
🟦 A especialista afirma que pela condição rara do sangue, caso aconteça de a doadora estar com anemia, é preciso ter uma garantia em estoque, pois ela não estará totalmente apta à realizar a doação.
🟦 Atualmente, cada estado desenvolve programas próprios para armazenamento de Hemácias, além de cadastros mais apurados para aprimorar a identificação de Fenótipos em larga escala.
🟦 Dessa forma, com a melhoria no diagnóstico, será possível investigar e catalogar mais pessoas com tipos sanguíneos raros.

🛑 Clique Aqui para saber tudo sobre o “Sangue Dourado” ou “Sangue Nulo”. Temos um artigo bastante interessante para você entender esse caso raro.
Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.