ORIENTE MÉDIO – ESQUEMATIZADO

 

Oriente Médio
Oriente Médio

 

⬛ ORIENTE MÉDIO – ESQUEMATIZADO

 

⬛ ORIGEM DO NOME “ORIENTE MÉDIO”:

🟦 O termo ou nome Oriente Médio é decorrente do Eurocentrismo da Idade Média, e conforme diversos historiadores e geógrafos renomados, as terras que hoje formam o continente asiático eram simplesmente Oriente.

🟦 Portanto, naquele período da história as terras do Oriente que se localizavam mais próximas da Europa eram  Oriente Próximo, à média distância, Oriente Médio e à longa distância, Extremo Oriente.

🟦 Assim, é a partir dessa configuração e leitura geográfica em que a Europa seria o centro do mundo que temos a origem da denominação de Oriente Médio.

 

⬛ O ORIENTE MÉDIO NA ANTIGUIDADE:

🟦 Nessa região as primeiras ocupações humanas datam de aproximadamente 5000 a.C. E analogamente, foram nos mesmos moldes em que outras civilizações antigas na história da humanidade se constituíram.

🟦 Devido à um grande rio onde as primeiras organizações urbanas, pautadas não mais no nomadismo, se formaram, mais precisamente, às margens dos rios Tigres e Eufrates. Gerando assim, inicialmente cidades, e posteriormente, impérios.

🟦 Destaque para os impérios formados pelos povos sumérios, acadianos e babilônicos. Em outras palavras, é nesse território que foram criados na Antiguidade: a Suméria, a Babilônia, a Acádia, a Assíria e o Persa.

Rio Tigres - Oriente Médio
Rio Tigres – Oriente Médio

 

⬛ O ATUAL ORIENTE MÉDIO:

🟦 Atualmente o Oriente Médio é uma região bastante importante na Geopolítica internacional, pois está situada em um local estratégico no globo terrestre, é berço das principais religiões do planeta, nele ocorrem diversos conflitos, e abriga 64% do petróleo mundial, principal combustível fóssil.

🟦 Abaixo abordaremos todos esses pontos com maior riqueza de detalhes nas informações de forma dinâmica e esquematizada, objetivando assim, melhorar e acrescentar em seu aprendizado, nos seus estudos e em suas pesquisas.

 

⬛ PAÍSES QUE FORMAM O ORIENTE MÉDIO:

🟦 Existem muitas definições incorretas em relação aos países que compõe ou formam o Oriente Médio, porém a composição correta é a seguinte:

◾ Afeganistão;
◾ Arábia Saudita (o maior em extensão territorial);
◾ Irã;
◾ Israel;
◾ Palestina (que não é país, mas um território);
◾ Iraque;
◾ Catar;
◾ Síria;
◾ Iêmen;
◾ Kuwait;
◾ Líbano;
◾ Jordânia;
◾ Emirados Árabes Unidos (EAU);
◾ Bahrein (o menor em extensão territorial);
◾ Omã;
◾ Turquia (único que não se localiza na Ásia, mas na Europa).

🟦 Para fixar com maior facilidade em sua mente, todos os países do Oriente Médio fazem parte da Ásia com exceção da Turquia, que é uma nação da Europa e faz divisa com esse Subcontinente.

🟦 Lembre-se! Atenção! O Oriente Médio NÃO É UM CONTINENTE, mas um SUBCONTINENTE DA ÁSIA.

Países do Oriente Médio
Países do Oriente Médio

 

⬛ O PETRÓLEO DO ORIENTE MÉDIO:

🟦 O Petróleo é a grande e principal commodity (produto básico não-industrializado) dos países que compõem essa região, além de fortalecer suas respectivas economias de maneira gigantesca.

🟦 Destaque para a Arábia Saudita, segundo maior produtor (ficando atrás dos Estados Unidos), além de possuir a segunda maior reserva do mundo (a Venezuela é dona da primeira). Mas, vale salientar que quando falamos “produtor” estamos nos referindo desde o processo de extração, passando pelo refino até chegar aos barris.

🟦 Para se ter noção de como o petróleo é um produto tão importante e abundante na região a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi criada em 1960 e dos 5 (cinco) estado-nações fundadores, 4 (quatro) foram do Oriente Médio: Arábia Saudita, Kuwait, Iraque e Irã.

Reservas de Petróleo
Reservas de Petróleo  FONTE: BBC

 

⬛ LISTA DOS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO:

🟦 Nessa parte de nosso artigo listamos alguns conflitos marcantes que ocorreram nessa área do planeta:

◾Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-1949): É também conhecido como Guerra de Independência. Esse conflito ocorreu após a criação do Estado de Israel em 1948, os Palestinos não aceitaram a decisão e declararam guerra.

◾ Guerra de Suez (1956): Como os conflitos entre Israel e Palestina cresceram, em outubro de 1956 o presidente do Egito favorável à causa palestina nacionalizou o Canal de Suez, prejudicando Inglaterra e França. Assim, em resposta, Israel ocupou a Península do Sinai no Egito. A URSS entrou no conflito e o terreno foi devolvido.

◾ Guerra dos Seis Dias (1967): No ano de 1964 foi criada a OLP (Organização pela Libertação da Palestina), que defendia a luta armada contra Israel e era liderado por Yasser Arafat. Durante os conflitos, entre 5 e 10 de junho de 1967, os israelenses conquistaram diversas regiões árabes-palestinas, como a Península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golã, expandindo ainda mais seu território. É criada a bandeira da Palestina, também é denominada de Terceira Guerra Árabe-Israelense.

◾ Guerra do Yom Kippur (1973): Foi uma evidente retaliação árabe ao expansionismo israelense. Os palestinos escolheram o “Dia do Yom Kippur” (que significa “Dia do Perdão”), data importantíssima no calendário judaico, para orquestrar um ataque surpresa à Israel. Apenas com auxílio dos EUA Israel conseguiu êxito, porém, os árabes não se deram por vencidos. Em repúdio, os países da OPEP elevaram o preço dos barris de petróleo, o que gerou uma crise na economia mundial, que ficou conhecida como a Primeira Crise do Petróleo.

◾ Revolução Iraniana (1978): Devido o retorno do aiatolá Khomeini ao Irã, em 1979, a Revolução Islâmica foi instaurada no país. Em janeiro desse ano, os islâmicos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Rouhollah Khomeini, derrubaram o governo do xá Reza Pahlevi, que estava no poder desde a década de 1940 e era aliado dos Estados Unidos, após a vitória foi proclamada a Revolução Islâmica.

 

◾ Guerra Irã x Iraque (1980): O motivo do conflito foi que o Iraque (financiado pelos Estados Unidos) queria o total do canal Chatt-el-Arab, que liga o Iraque ao Golfo Pérsico por onde é escoada a produção de petróleo do país, porém, por motivos óbvios os iranianos não aceitaram e a guerra foi deflagrada.

◾ Conflitos pós-Guerra Fria: Temos conflitos religiosos com a atuação de diversos grupos radicais, a Invasão do Kuwait, e as Guerras da Síria, Civil do Iêmen, do Afeganistão, da Síria, dentre outras.

Vítimas da Guerra da Síria
Vítimas da Guerra da Síria

 

⬛ ORIENTE MÉDIO – BERÇO DO CATOLICISMO, JUDAISMO E ISLAMISMO:

🟦 Essa região é berço das principais religiões professadas no globo hoje, como por exemplo: o Judaismo, o Catolicismo e o Islamismo. Essas crenças juntas são responsáveis por aproximadamente 55% do total da população do planeta Terra.

 

⬛ ASPECTOS FÍSICOS DO ORIENTE MÉDIO:

🔲 Relevo: Predominância de Planaltos, destaques para os Planaltos de Anatólia e da Arábia.

🔲 Vegetação: Pradarias e Estepes.

🔲 Clima: Árido, Semiárido e Desértico.

🔲 Hidrografia: Destaque para os rios, Tigres, Eufrates, Jordão e Nilo.

Deserto da Arábia
Deserto da Arábia – Oriente Médio

 

⬛ Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top