SISTEMA RESPIRATÓRIO – ÓRGÃOS E FUNÇÕES

Sistema Respiratório
Sistema Respiratório

⬛ SISTEMA RESPIRATÓRIO

🟦 O Sistema Respiratório é um conjunto de órgãos que tem a função de transportar gases do meio externo até os pulmões e dos pulmões para o meio externo. Graças ao sistema respiratório obtemos o gás oxigênio, indispensável para o metabolismo celular.

🟦 Os órgãos que compõem o Sistema Respiratório são: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares, pulmões e diafragma.

Órgãos do Sistema Respiratório
Órgãos do Sistema Respiratório

 

⬛ FOSSAS NASAIS

🟦 São duas aberturas separadas por um septo, que que iniciam nas narinas e prolongam-se até à faringe.

🟦 Nas cavidades nasais observa-se a presença de células sensoriais responsáveis pela percepção do cheiro.

🟦 Outro tipo celular presente nesse órgão, são as células epiteliais, responsáveis pela produção de muco, substância que umedece as vias respiratórias e garante que algumas partículas fiquem retidas e não entrem no sistema respiratório. Além do muco, os pelos do nariz realizam uma verdadeira filtragem do ar, retendo impurezas e impedindo que adentrem no sistema respiratório.

 

⬛ FARINGE

🟦 Posteriormente à passagem pelas fossas nasais, o ar passa para a faringe. Esse órgão é comum aos sistemas respiratório e digestório. Assim, nesse órgão ocorre tanto a passagem de ar quanto do bolo alimentar.

 

⬛ LARINGE

🟦 É o órgão que liga a faringe à traqueia. O ar que vem da faringe passa pela epiglote para chegar à laringe. Durante a deglutição, a epiglote fecha a passagem para a laringe, permitindo assim, que o bolo alimentar siga para o esôfago.

🟦 Nesse órgão também encontramos as pregas vocais, estruturas responsáveis pela emissão de sons, sendo assim, responsável pela capacidade de comunicação por meio da fala.

Ação da Epiglote na respiração e na digestão
Ação da Epiglote na respiração e na digestão

 

⬛ TRAQUEIA

🟦 A traqueia é um tubo que mede entre 9 e 12 centímetro de comprimento, situado posteriormente à laringe.

🟦 Ela apresenta de quinze a vinte anéis cartilaginosos que a mantêm aberta, impedindo que ela se feche, e permitindo assim, a passagem constante de ar para os brônquios.

Traqueia e Brônquios
Traqueia e Brônquios

 

⬛ BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS

🟦 Brônquios são ramificações da traqueia que penetram cada uma em um pulmão (pulmão direito e pulmão esquerdo). Assim como a traqueia, cada brônquio é formado por anéis cartilaginosos.

🟦 Cada brônquio penetra em um dos pulmões e divide-se em diversos ramos menores – os bronquíolos.

🟦 Os bronquíolos abrem-se nos ductos alveolares, que posteriormente, se abrem nos alvéolos ou em sacos alveolares, que são grupos de alvéolos.

 

⬛ ALVÉOLOS PULMONARES

🟦 Nas extremidades dos bronquíolos estão os alvéolos pulmonares. São estruturas de paredes finas que apresentam grande quantidade de vasos sanguíneos em sua volta.

🟦 Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas, ou seja, a hematose. Nesse processo, o oxigênio que chega aos alvéolos difunde-se para o interior dos vasos sanguíneos, enquanto o gás carbônico dos vasos passa para o interior dos alvéolos, e posteriormente, são eliminados para o meio exterior.

Alvéolos pulmonares
Alvéolos pulmonares

 

⬛ PULMÕES

🟦 O sistema respiratório apresenta dois pulmões (direito e esquerdo).

🟦 São órgãos esponjosos presentes na caixa torácica que são responsáveis pela troca do oxigênio em gás carbônico, através da respiração.

🟦 Cada pulmão é envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura. Além disso, internamente, cada pulmão apresenta milhares de bronquíolos e alvéolos pulmonares.

 

⬛ DIAFRAGMA

🟦 O diafragma é o principal músculo da respiração, e além disso, é responsável por separar as cavidades torácica e abdominal.

🟦 Juntamente com as funções respiratórias, o diafragma atua na estabilização da coluna vertebral, além de auxiliar na expulsão de urina, fezes e vômitos.

🟦 Para a respiração, o diafragma atua diretamente nos movimentos respiratórios de Inspiração e Expiração.

Diafragma
Diafragma

 

⬛ MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS

🟦 A entrada e a saída de ar dos pulmões ocorrem graças aos movimentos de inspiração e expiração, respectivamente. Similarmente, os dois movimentos acontecem devido à ação coordenada do diafragma e dos músculos intercostais.

➖ Inspiração: o diafragma e os músculos intercostais se contraem. Quando o diafragma contrai, ele abaixa e aumenta a cavidade torácica, ao mesmo tempo que a contração dos músculos intercostais externos levanta as costelas e força o esterno para fora, aumentando o diâmetro do tórax. Assim, diminui-se a pressão intrapulmonar, proporcionando a entrada de ar nos pulmões.

➖ Expiração: o diafragma e os músculos intercostais relaxam. Dessa forma, a cavidade torácica retorna ao tamanho de repouso e a pressão no pulmão aumenta, forçando o ar para fora.

Movimentos respiratórios
Movimentos respiratórios

 

⬛ Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top