O QUE É A TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA?

Hipótese Endossimbiótica – Mitocôndria

 

⬛ O QUE É A TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA?

🟦 A Hipótese ou Teoria Endossimbiótica explica como organelas presentes em células eucariontes se originaram. Especificamente, explica a origem de mitocôndrias e cloroplastos.

🟦 A Teoria Endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, em um livro intitulado Symbiosis in Cell Evolytion. 

 

⬛ O QUE DIZ A TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA?

🟦 De acordo com essa teoria, mitocôndrias e cloroplastos originaram-se de organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram endocitadas por células eucariontes, resultando assim, em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.

🟦 Acredita-se que as mitocôndrias eram organismos procariontes aeróbios, enquanto os cloroplastos eram procariontes fotossintetizantes. Segundo a teoria, esses organismos procariontes forneciam energia para a célula que os englobou, ao mesmo tempo que a célula hospedeira fornecia proteção contra o ambiente externo. Desse modo, a relação era benéfica tanto para as estruturas procariontes, quanto para a célula que as englobou.

🟦 Ainda, segundo pesquisadores, a endocitose dos cloroplastos deve ter ocorrido posteriormente que a das mitocôndrias. Além disso, ter ocorrido separadamente pelo menos três vezes, explicando assim, a grande variedade de pigmentos e propriedades existentes nos diversos cloroplastos.

Teoria Endossimbiótica

 

⬛ QUAIS SÃO AS EVIDÊNCIAS DA TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA?

🟦 Segundo pesquisadores, mitocôndrias e cloroplastos apresentam algumas características semelhantes com organismos procariontes, reforçando a Hipótese da Teoria Endossimbiótica. Veja abaixo algumas dessas características que dão suporte à essa teoria:

– Mitocôndrias e cloroplastos apresentam tamanho semelhantes às bactérias.

– As organelas em questão apresentam dupla membrana, resultado provavelmente do englobamento dos organismos procariontes dos quais se originaram. Além disso, as membranas internas não possuem nenhuma semelhança com a membrana citoplasmática das células eucarióticas, e considerando-se a composição lipídica, se parecem mais com as bactérias.

– Além de possuírem DNA próprio, em mitocôndrias e cloroplastos, o cromossomo é circular, como nas bactérias. Como possuem DNA próprio, podem se dividir independentemente da divisão da célula.

– Certos antibióticos causam alterações na síntese de proteínas de mitocôndrias e cloroplastos.

Cloroplasto e Mitocôndria

 

⬛ COMO SURGIU A CÉLULA EUCARIÓTICA?

🟦 Segundo Lynn Margulis, a célula eucariótica surgiu posteriormente à célula procariótica e algumas de suas estruturas típicas tiveram origem a partir do englobamento de diferentes células procarióticas.

🟦 Primeiramente, ela tornou-se hospedeira de bactérias aeróbias, o que teria originado as mitocôndrias. Logo após, tornou-se hospedeira de cianobactérias, originando assim, os plastos. Posteriormente, hospedou bactérias espiroquetas, que teriam originado cílios e flagelos.

Endossimbiose

 

 

⬛ Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top