⬛ O QUE SÃO CRUSTÁCEOS?
🟦 Os crustáceos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes. O nome do grupo está relacionado à existência de um envoltório rígido que recobre o corpo da maioria dos crustáceos.
🟦 O grupo apresenta grande diversidade de formas e tamanhos, existindo espécies microscópicas, com aproximadamente 0,1mm de comprimento, e espécies que podem atingir metros de envergadura.
🟦 É um dos grupos de artrópodes mais conhecidos, pois inclui camarões, caranguejos e lagostas, amplamente utilizados na alimentação humana.
🟦 Podem viver em quase todos os ambientes marinhos e de água-doce, mas alguns podem viver em ambientes terrestres, como o tatuzinho de jardim.
⬛ ORGANIZAÇÃO CORPORAL E FISIOLOGIA:
ORGANIZAÇÃO CORPORAL:
🟦 A estrutura corporal dos crustáceos é muito variada, por isso, é difícil uma caracterização geral do grupo. A princípio, dentre as principais características, podemos citar a presença de dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas.
🟦 A presença de dois pares de antenas é a principal característica que diferencia os crustáceos dos demais grupos de artrópodes.
🟦 O corpo apresenta-se dividido em cefalotórax (cabeça + tórax fundidos) e abdome. Uma carapaça, enrijecida por sais de cálcio, recobre o cefalotórax, tornando-o rígido.
NUTRIÇÃO:
🟦 O sistema digestório dos crustáceos é completo, ou seja, inicia na boca e os restos não aproveitáveis são eliminados pelo ânus.
🟦 Em relação à dieta, podem ser predadores, consumidores de partículas em suspensão (como algas e animais microscópicos) bem como, se alimentarem de detritos (em geral, animais e plantas e mortas). Muitas espécies podem mudar de dieta de acordo com a disponibilidade de alimento.
TROCAS GASOSAS:
🟦 As trocas gasosas podem ocorrer tanto por meio de brânquias, ou através da pele. As espécies de maior porte apresentam brânquias, enquanto nas espécies menores, as trocas gasosas ocorrem em qualquer região do corpo onde a cutícula é mais fina e permeável.
CIRCULAÇÃO:
🟦 O sistema circulatório é aberto, e a hemolinfa flui através de vasos até os tecidos do corpo do animal. A hemolinfa contém os pigmentos respiratórios que transportam o oxigênio, além disso, ela transporta nutrientes e excreções.
EXCREÇÃO:
🟦 O sistema excretor consiste em um par de estruturas tubulares (as glândulas antenais ou maxilares), as quais são assim chamadas a depender do local em que se abrem.
COORDENAÇÃO NERVOSA:
🟦 Assim como em todos os artrópodes, o sistema nervoso apresenta gânglios cerebrais que se conectam através de um tubo nervoso na região ventral do corpo.
🟦 O sistema sensorial é desenvolvido, com a presença de olhos compostos em algumas espécies.
REPRODUÇÃO:
🟦 A maioria das espécies apresenta sexos separados e reprodução do sexuada. E dependendo da espécie, a fecundação pode ser interna ou externa.
🟦 O desenvolvimento é geralmente indireto (com estágio larval), mas algumas espécies apresentam desenvolvimento direto (sem estágio larval).
⬛ IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLÓGICA:
🟦 Os crustáceos são conhecidos pelo homem principalmente, porque fazem parte da sua alimentação, como lagostas, camarões e siris. A comercialização desses animais destaca-se como a principal fonte de renda de muitas comunidades litorâneas.
🟦 Além da sua importância econômica, os crustáceos são primordiais sobretudo para a manutenção dos ecossistemas aquáticos. As diferentes espécies existentes ocupam vários níveis tróficos nos ecossistemas que habitam, assim, são fundamentais para as cadeias alimentares desses locais.
🟦 Os microcrustáceos formam o zooplâncton, consumidores primários que se alimentam do fitoplâncton, e que servem de alimento para uma grande quantidade de animais. São as dáfnias ou pulgas d’água , os copépodos e estágios larvais de espécies de camarão, siris, entre outros, que são pelágicos, ou seja, vivem flutuando livremente na massa d’água.
🟦 Além disso, os microcrustáceos são ótimos bioindicadores, uma vez que são muito sensíveis à contaminação.
⬛ EXEMPLOS DE CRUSTÁCEOS:
🟦 Siri-azul (Callinectes sapidus):
🟦 Caranguejo
🟦 Lagosta:
🟦 Tatuzinho-de-jardim:
🟦 Microcrustáceos:
Texto produzido por: Equipe Estudante Nota 10.
Pingback: ARTRÓPODES - Estudante Nota 10
Pingback: QUILÓPODES - Estudante Nota 10
Pingback: O QUE SÃO DIPLÓPODES? - ESQUEMATIZADO -